1.2.05

RE: PS Debate como Enfrentar Insinuações de Santana (II)

Na minha opinião é completamente irrelevante o Sócrates ser homossexual ou não. Isso não influi em nada, na minha opinião, as suas competências técnicas e políticas. Prefiro um Primeiro-Ministro homossexual competente do que um heterossexual incompetente. O meu problema é desconfiar da competência de Sócrates, não da sua orientação sexual. Reforço: o meu voto – seja em quem for, ou seja mesmo em branco (o mais provável) – cinge-se apenas à competência política e governativa dos candidatos.

De qualquer forma eu também concordo com dois pontos que trouxeste ao debate:

1. É importante saber qual a opinião de Sócrates em relação aos casamentos homossexuais, assim como em relação à adopção de crianças por elementos do mesmo sexo.
2. Na minha opinião o líder do PS devia acabar com o tabu que rodeia a sua orientação sexual. É minha opinião de que todos se deviam assumir, mas aceito que este seja um assunto privado, e como tal assim deva ficar se o próprio o entender. Mas isto (friso que esta é uma opinião muito pessoal) não devia abranger certas personalidades. Um Primeiro-Ministro, assim como um Presidente da República, deve ser um “livro aberto” para o povo que vai governar, já que são as personalidades que dão a cara pelo país. Não deve ser menosprezada a vontade dos nossos concidadãos saberem tudo acerca das pessoas que passarão a decidir por eles. Deve dar-se a liberdade às pessoas para decidirem, em consciência – e por muito conservador que isto possa parecer, tem de se aceitar porque todos somos livres –, se querem ter um homossexual como figura primeira do nosso Estado. A mim isso não me incomoda absolutamente nada. Se fosse homossexual e competente, teria o meu voto. O problema é que não vejo ninguém competente para o merecer…

Quanto à provocação, Zé, tem todo o sentido… :)