27.9.05

A fórmula mais famosa da física faz hoje 100 anos

Apresentação à revista "Annalen der Physik"
Parece inocente e é sucinta, mas nela está resumida a natureza, desde o Big Bang até ao Sol e à bomba nuclear, o que pode explicar por que o E=mc2 é símbolo da ciência
A fórmula mais famosa da física, senão mesmo da ciência, nasceu há 100 anos. A 27 de Setembro de 1905, Albert Einstein enviava um artigo de três páginas, para a revista Annalen der Physik, onde aparecia pela primeira vez a ideia de E=mc2 - ou seja, a ideia de que a energia é igual à massa vezes a velocidade da luz ao quadrado. Energia e matéria equivalem-se, e Einstein percebeu-o antes de todos. Mas 1905 é o ano annus mirabilis de Einstein, já que o físico que nasceu alemão, se tornaria cidadão suíço e depois norte-americano, publicou cinco artigos científicos. Cada um revolucionaria a ciência. O conjunto, escreveu o físico Abraham Pais, fê-lo imortal.

In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=09&d=27&uid=&id=40955&sid=4582

Comentário: Um dia extraordinário na história da física, em particular, e da ciência, em geral. Um dos dias em que ficámos a perceber mais acerca do Universo. A ideia de que massa é um sinónimo de energia era, até há cem anos atrás, impensável. Levou também a alguns dos momentos mais angustiantes do século XX (Hiroxima e Nagasaki), mas mesmo assim é uma data que vale a pena recordar.