16.6.07

Berardo diz que avança para o Benfica só por razões afectivas

Empresário português anunciou uma OPA sobre a SAD "encarnada", mas garante que não quer ficardono do Sport Lisboa e Benfica
Desta vez não é o lucro que move Joe Berardo, mas sim o coração. O investidor que mais deu nas vistas nos últimos meses graças às ofertas públicas de aquisição (OPA) da PT e do BCP protagonizou ontem a primeira operação deste género em Portugal sobre uma SAD desportiva. Berardo propôs-se inicialmente comprar 60 por cento das acções de categoria B da Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, a 3,5 euros por acção, um investimento global de 31,5 milhões de euros. Mas, ao final do dia, já admitia a possibilidade de avançar para a totalidade do capital, consequência de uma imposição da CMVM. Este percalço não altera, contudo, o espírito com que o conhecido especulador bolsista garante encarar mais este negócio: "Só quero ajudar o meu clube."

In Público, Secção Destaque

Comentário: Só há uma coisa que me preocupa na OPA lançada por Joe Berardo sobre a SAD do Glorioso. Nos negócios, Joe Berardo move-se sempre pelo lucro, e costuma dar-se bem. Mas agora, se é mesmo o “coração” que move o empresário madeirense, a coisa é preocupante. A ser um sentimento verdadeiro (desconfio, sinceramente, porque normalmente não se investe mais de 30 milhões de Euros à toa...) isso significa que Berardo já está à espera de perder dinheiro, assumindo desde já que um clube de futebol nunca pode gerar dividendos (os exemplos em Portugal – e, com raras excepções, no Mundo – mostram-no à saciedade). E, portanto, investir numa SAD destas só mesmo por “amor” ao clube.
É minha opinião (e penso que é ideia generalizada no mercado de capitais) que o investimento em SADs desportivas é afectivo, não é racional. Seja como for, pelo menos isto fez movimentar as acções do SLB, que chegaram a subir ontem 80% (bem irracional, não?). Vamos ver se Joe Berardo consegue os 50,1% para a OPA avançar (parece que tudo está dependente da decisão de Manuel Vilarinho vender as suas acções).