2.10.07

Vladimir Putin é candidato a primeiro-ministro

O Presidente aceitou ontem liderar a lista do partido Rússia Unida para concorrer às eleições legislativas marcadas para Dezembro
Vladimir Putin deu ontem um passo significativo para se manter à frente dos destinos da Rússia. Já não pode candidatar-se ao Kremlin depois de terminar o segundo mandato como Presidente, mas poderá vir a assumir o cargo de primeiro-ministro a partir das legislativas marcadas para 2 de Dezembro. Foi essa a porta que abriu ontem no congresso do partido Rússia Unida, ao considerar "perfeitamente realistas" as propostas para chefiar o futuro Executivo.

In Público, Secção Mundo

Comentário: Como já não pode ser Presidente, candidata-se a Primeiro-Ministro (PM). E assim, ao contrário do que tem dado entender até aqui, mantém-se agarrado ao poder. E, obviamente, o domínio do Kremlin nas decisões políticas russas passa por agora para o PM (mesmo que sub-repticiamente). Mas há melhor: daqui a 4 anos parece que Putin pode candidatar-se de novo a Presidente – e a minha convicção é que o fará, e assim se manterá indefinidamente no poder. Putin, um totalitário? Onde foram buscar essa ideia?