26.4.05

RE: Modelo laboral da fábrica da VW já é copiado por outras empresas (V)

Eu estava a concordar contigo quase a 100% até que começaste a falar no curto e no médio prazo.

Acho que te confundiste: Médio / longo prazo é diminuir a Despesa. Essa é que é a medida estruturante e que ainda ninguém conseguiu, teve coragem de, implementar.
A economia portuguesa só será mais forte quando o peso do estado diminuir drasticamente. Quando a burocracia diminuir.

Aumentar as receitas é fácil. Aumentam-se impostos, subsidia-se o sector privado, etc etc. Mas estas medidas são de curto prazo. Não podem ser de carácter permanente. Como dizias, não é pelo facto de eu mudar de emprego e ir ganhar mais que o meu rendimento disponível aumenta. Supõem que ganhas 100 a tens um problema com slot machines. Se passares a ganhar 200 o que acontece? O problema continua lá… provavelmente passas a ir é mais vezes às maquinas.

Falavas em crescimento das exportações e redução da evasão fiscal… 100% de acordo!
Acrescento mais duas medidas que acho que são fundamentais para a sobrevivência (escrevi sobrevivência e não valorização) da nossa economia:

1º- Redução do peso do Estado e diminuição da despesa corrente
2º- Diminuição da dependência energética do país.

Estas duas questões são vitais… Mais energias alternativas e menos funcionalismos público
(Zema)