26.4.05

Re: Modelo laboral da fábrica da VW já é copiado por outras empresas (VI)

Fernando, apesar de concordar contigo, acho que não dás a importância necessária à redução de despesa.
Isto porquê?
Porque o facto de aumentar exportações e a redução fiscal, vão apenas mantendo o problema da despesa camuflado.
Vou pegar no teu exemplo. Imagina que estás aflito porque gastas mais do que ganhas. A tua solução seria o aumento de ordenado ou melhor emprego. ok. Concordo. Mas a tua despesa, apesar de já não te afectar como te afectava continua a ser alta demais tendo em conta o que ganhas.
Mas se tu aumentares as receitas, e reduzires as despesas que não interessam (burocracia, despesas devido ao mau planeamento, como alcatroar ruas para logo a seguir abrir buraco para passar cabos, etc . No teu caso seria reduzir cerveja e tal :)!!) Então vais ter mais dinheiro disponível para investimentos do que apenas o resultante do aumento de receitas.
Aliás, bastava tu baixares o consumo de cerveja e ias logo ver que tinhas dinheiro ao final do mês. E até te digo mais, se calhar era mais fácil baixares o consumo de cerveja do que arranjares um emprego onde te pagassem mais. :)))!! Concordas?

E sinceramente, acho que tanto a redução da despesa como o aumento das exportações podem ser feitos ao mesmo tempo e ter resultados a curto prazo.

Abraços!
(Lança)