18.7.05

Re: União Europeia reforça medidas contra o terrorismo (IV)

Os atentados "terroristas" não são uma novidade do pós 11 de Setembro nem da década, como sabem.
A novidade é o alastramento do método suicida do terrorismo fundamentalista islâmico aos países ocidentais. Isso não vale por dizer que todos os terroristas são islâmicos, é certo, mas, nos tempos de hoje, faz com que os sinais de alerta colectivos se direccionem contra este tipo de terrorismo em especial, pela forma insidiosa como são perpetrados.
Se repararem, os quatro "mártires" dos atentados de Londres estão mortos e provavelmente terão uma mãe e um pai a chorar por eles. E o(s) cabecilha(s) do antentado? Acham que ficaram soterrados nas galerias do metro de Londres? De certeza que não...

Não obstante essa realidade, saúdo o Tony Blair pelas suas palavras dirigidas à comunidade muçulmana, que inauguram, creio eu, uma nova psicologia que afasta a pura "vindicta" do discurso de GWBush do pós 11 Setembro.
Refiro-me às palavras que ele proferiu dirigidas à comunidade muçulmana exortando este povo a repudiar uma minoria de pessoas que exerce o terror em nome desse povo, prejudicando a sua integração na sociedade civilizada.
Penso que a psicologia do feitiço contra o feiticeiro é o caminho mais inteligente. Políticos inteligentes vão faltando por esse mundo fora, daí a minha satisfação.(Faber)