13.7.05

Dez anos depois, centenas de mortos de Srebrenica foram a enterrar

Milhares de pesssoas assistiram ontem às cerimónias dos dez anos do massacre de Srebrenica. O Presidente da Sérvia também quis prestar homenagem às "vítimas inocentes", ao lado de diversos representantes ocidentais que se referiram à "vergonha da comunidade internacional"
Dezenas de milhares de pessoas participaram ontem em Srebrenica (Leste da Bósnia-Herzegovina) nas cerimónias do 10.º aniversário do massacre, na sequência da conquista deste enclave muçulmano pelas forças militares sérvias bósnias durante a fase final da guerra civil nesta república da ex-Jugoslávia (1992-1995).
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=07&d=12&uid=&id=29838&sid=3288

Comentário: Estas efemérides devem ser sempre recordadas. Há apenas 10 anos, a pequena distância de nós, quase no centro da nossa Europa, ocorria um massacre. Um genocídio mesmo ao nosso lado. Os sérvios tentaram “apagar” os bósnios muçulmanos. A ONU nada fazia. A NATO idem. Quase 10 mil jovens foram assassinados (neste conflito interétnico morreram 250 mil pessoas, em pouco mais de 3 anos…). Felizmente que os EUA – Bill Clinton, na altura – decidiram intervir, conseguindo finalmente pôr termo a esta guerra civil fratricida. Um claro exemplo de que a actuação da ONU (em especial do seu Conselho de Segurança) tem permitido tragédias brutais. Temos a sorte de, por vezes, os EUA decidirem reagir por conta própria.