7.7.05

Re: Pessimismo dos portugueses face à situação económica do país agravou-se no último meio ano (XVI)

Peço desculpa ao Faber mas...
A questão não está em ter opinião! Por vezes, neste forum, parece-me, há pessoas que gostam de brincar com coisas que são sérias - aí não contem comigo - ou porque querem provocar, ou porque acham que é giro ser politicamente incorrecto (como o senhor alberto?!). Por vezes, o acinte tem ínicio provocando interlocutores que por manifesta diferença ideológica já sabem que vai dirimir a argumentação. Aqui radica a chaneza de expressões como "virgens ofendidas" e quejandas. Voltando à vaca fria, presumo que nunca esteve em causa a sua opinião, mas sim, a forma dilatória como prosseguiu os inusitados insultos do senhor alberto à comunidade chinesa radicada no nosso país. Por isso, caro Faber, não considero as suas palavras como opinião, elas alardeiam e são difusoras de um racismo e xenofobia primária. Eu também estou atento ao fenómeno da imigração, e sendo de esquerda não tenho o estigma das quotas (como alguns) que a direita historicamente defendeu.Tem de haver regras! É fácil arranjarmos alibis, como os chineses e africanos, para explicarmos o arrefecimento da economia europeia ou o desemprego. As medidas proteccionistas aos produtos chineses poderei aceitá-las como medida transitória. Aliás, é um grosso erro, como neste forum alguém já escreveu, dizer-se que historicamente nunca nenhum país ganhou com o proteccionismo. Olhai o caso Inglês no século XlX, e actualmente nos Estados Unidos (para alguns produtos...). A longo prazo é negativo, sem dúvida. A escolha é política!
Abraços para todos. Mesmo para aqueles que pensam de forma contrária à minha...não os quero daqui para fora.
(Picá)