6.12.05

El-Baradei admite que o Irão chegue à arma nuclear em menos de três anos

Cresce rapidamente a tensão entre Teerão e Israel, com ambos os países a lançar avisos, a trocar ameaças e a testar mísseis
O presidente da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Mohamed El-Baradei, apelou ao Irão e ao Ocidente para que travem a escalada sobre o nuclear. Declarou ao diário britânico The Independent temer que os iranianos possam rapidamente adquirir a capacidade nuclear militar. Enquanto Teerão anunciava ontem a aprovação de uma segunda central nuclear, subia a tensão com Israel.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=12&d=06&uid=&id=52512&sid=5812

Comentário: Dois problemas muito complicados, que podem ter consequências funestas no futuro: a tensão entre Israel e o Irão vai crescendo mais do que o aceitável (recorde-se que o novo Presidente do Irão falou em “varrer do mapa” Israel!) e, como já se supunha, o Irão poderá ter uma arma nuclear em breve. As tentativas da UE estão a redundar num falhanço. Infelizmente, parece que a diplomacia é cada vez mais uma arma que não serve para debelar estes conflitos. Países como o Irão e a Coreia do Norte não respondem afirmativamente à tentativa de resolução diplomática dos problemas, atitude que leva à formação de nuvens negras que poderão desembocar em cruéis tempestades…