18.10.06

Quase metade dos espanhóis é favorável a uma união entre Portugal e Espanha

É uma percentagem maior do que os 28 por cento de portugueses que defendem o mesmo
São mais os espanhóis do que os portugueses que veriam com bons olhos uma eventual união entre os dois países vizinhos. Quase metade dos espanhóis contra pouco mais de um quarto dos portugueses. Uma sondagem publicada ontem pela revista espanhola Tiempo revela que 45,6 por cento dos espanhóis são favoráveis à fusão. Destes, a maioria (43,4 por cento) defende que o novo país deve ter um velho nome - Espanha -, ao passo que 39,4 por cento chamar-lhe-iam Ibéria; e a esmagadora maioria (80 por cento) defende que a capital deve manter-se em Madrid, contra apenas 3,3 por cento que favorecem Lisboa. Cerca de metade dos inquiridos defende a manutenção do actual regime monárquico espanhol contra 30,2 por cento favorável a uma República. A sondagem revela que o apoio à união entre os dois países é particularmente elevada entre a população mais jovem, dos 18 aos 24 anos, com mais de metade (50,8 por cento) a mostrar-se favorável a essa opção.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=10&d=18&uid={5E4A63AF-0A9E-4AA8-9F35-619328D7872A}&id=102862&sid=11361

Comentário: Diz a notícia que metade dos espanhóis são favoráveis à fusão entre Portugal e Espanha. Mas, olhando com mais cuidado, vemos que a maioria dos espanhóis querem que o “novo” país se chame... Espanha. Querem ainda que a capital seja em Madrid. E, por último, querem manter a sua monarquia. Conclusão: os espanhóis não querem a fusão. Eles querem, sim, dominar, de novo, o nosso país. Querem que portugal passe a ser uma região espanhola!
Será que vamos ter de arranjar um Nuno Álvares Pereira para vencer esta nova “batalha de Aljubarrota”? :)