6.2.07

Universidade de Lisboa prepara integração do Politécnico

Proposta de Protocolo prevê que a integração do Instituto Politécnico de Lisboa esteja concretizada no prazo de dez anos. Direitos de alunos, professores e funcionários serão salvaguardados.Susana Represas e Madalena QueirósO Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) será integrado na Universidade de Lisboa, no prazo de dez anos. Este é o calendário avançado na proposta de integração do IPL na UL a que o Diário Económico teve acesso. Este processo de fusão, o 1º a registar-se no ensino superior público, criará a maior instituição com cerca de 33 mil alunos.

In DE

Comentario: Penso que e salutar a fusao de certas instituicoes de Ensino Superior em Portugal. Tal como as empresas, penso que a juncao de sinergias e positiva, e pode alavancar, finalmente, a investigacao portuguesa. Um dos grandes problemas nacionais e a pouca produtividade dos nossos docentes/investigadores. Visto aqui de Cambridge, e desolador ver tao poucos portugueses a fazer investigacao aqui, e e ainda mais triste verificar que nao ha, praticamente, artigos cientificos em renomadas revistas internacionais (infelizmente os portugueses tendem a publicar artigos em conferencias de segunda - porque ha N conferencias por esse mundo fora – e no fundo o seu trabalho nao e (re)conhecido pela comunidade cientifica mundial).
So para dar um exemplo, aqui na Universidade de Cambridge, pelo menos nos dois departamentos/laboratorios onde trabalho, so se publica em revistas cientificas especificas, e so se enviam artigos para determinadas conferencias. Ha uma escolha criteriosa nesse aspecto. E isso tem de ser perseguido tambem em Portugal. Ha muitas razoes pelas quais isso nao acontece, e uma delas e uma questao de escala. Por isso e importante criar maiores instituicoes, com maior acesso a financiamento e com uma maior integracao entre investigadores. Penso que isto podera criar investigacao com maior qualidade, a qual sera depois direccionada para a industria e para o ensino dos nossos alunos.