17.3.05

Orçamento de Brown é o trunfo eleitoral de Blair

Ministro das Finanças traça um quadro optimista da situação económica no Reino Unido
Foi com uma mensagem de confiança e optimismo que o ministro das Finanças britânico, Gordon Brown, apresentou ontem na Câmara dos Comuns o Orçamento para 2005. A poucas semanas das legislativas, previstas para o início de Maio, a apresentação é também um importante trunfo de campanha para o Partido Trabalhista de Tony Blair - que, segundo todas as previsões, deverá conseguir conquistar o terceiro mandato consecutivo, mas que alguns acusam de estar sem fôlego e sem ideias.
Num discurso de 50 minutos, Brown traçou um retrato extremamente positivo do estado da economia do Reino Unido. O país "vive o mais longo período de crescimento contínuo desde que estas estatísticas foram criadas, em 1701", declarou. "Para resumir, a inflação está no nível mais baixo desde há 30 anos, as taxas de juro desde há 35 anos, o nível de emprego nunca foi tão alto, e o nível de vida progrediu três por cento anualmente desde 1997".
In http://jornal.publico.pt/noticias.asp?a=2005&m=03&d=17&id=11563&sid=1254

Comentário: Com políticos como Tony Blair e Gordon Brown (o homem que, segundo o Financial Times de ontem, substituiria Tony Blair se este “fosse atropelado por um autocarro”) à frente de um país, é normal ser-se optimista. E não espanta, por isso, que a economia inglesa se esteja a comportar muito melhor que as suas congéneres europeias. A “boa moeda” funciona mesmo.