22.3.05

A Suécia é o "herói", a Itália o "vilão" e Portugal vai mal na execução da agenda de Lisboa

A iniciativa foi lançada há cinco anos para fazer da economia europeia a mais competitiva do mundo em 2010. Estudo de think-tank britânico faz o balanço, a meio caminho
Há cinco anos que o Centre for European Reform (CER) de Londres faz o balanço da execução da chamada "agenda de Lisboa", e no último relatório anual a história repete-se: com alguns ajustes, os países nórdicos são quase sempre os melhores alunos, os do Sul, Portugal incluído, os piores. Feitas as contas, a Suécia é grande vencedora em termos globais, merecendo a Itália a pior classificação.
Só para se ter uma ideia, a Suécia já atingiu 12 dos 17 objectivos quantificáveis definidos em 2000. A Dinamarca cumpriu nove. O Reino Unido surge em terceiro lugar com sete metas cumpridas, e só não faz parte dos melhores por uma aplicação mais irregular das reformas, nomeadamente quanto à inovação e à inclusão social.
In http://jornal.publico.pt/noticias.asp?a=2005&m=03&d=22&id=12294&sid=1334

Comentário: Norte frio mas rico e bem comportado, sul quente mas pobre e displicente. O problema deve ser, realmente, do calor…