16.6.05

RE: Confronto entre França e Reino Unido ameaça de fracasso cimeira europeia (II)

O facto dos EUA também terem medidas proteccionistas não altera a minha posição. Eu também sou contra essas medidas americanas. Eu tenho pena é que a União só se consiga manter competitiva através deste sistema que, visto de uma forma global (somos 6 mil milhões de seres humanos, deveríamos pensar no conjunto, por mais demagógico que isso possa parecer), é profundamente injusto.

Quanto às cotas, isso então mete-me confusão. Mas é o problema da Europa. O excesso de legislação e de controlo, o querer centralizar todas as matérias, o querer controlar tudo o que se faz. O individualismo/capitalismo americano tem mostrado dar muito mais resultado do que o centralismo europeu (já para não falar do falido “modelo social europeu”).