15.3.06

RE: Milosevic morre na prisão de Haia antes do fim do julgamento (XXVII)

O facto de eu dizer que a democracia ateniense era pura não quer dizer que eu seja um adepto da mesma. Muito pelo contrário. Eu aliás sou contra a maior parte das coisas puras. O Hitler é que gostava de coisas puras, e toda a gente sabe o tipo de besta que esse homem era. Só chamei pura pela semasiologia original – demo+kratia = poder do povo. A democracia directa é a pura, nesse ponto de vista. E a representativa – a nossa, aquela a que chamei moderna – é, semanticamente, a “impura”.

Quanto ao resto da tua argumentação, parece-me que foste um pouco desonesto – intelectualmente, como está na moda dizer... :) Repara que eu falo da democracia ateniense pura, e tu atacas-me como machista porque, de facto, e como eu dizia, só os cidadãos podiam governar. Eu utilizei a palavra “cidadãos”, na altura, propositadamente, como deves ter reparado. Eu sei muito bem que não eram considerados “cidadãos” todos os cidadãos… De facto, como dizes, e muito bem, as mulheres, escravos e jovens (e, acrescento eu, os camponeses – rurais e iletrados – e os cidadãos estrangeiros residentes) não podiam votar. Só o podia fazer os “homens brancos”. No entanto o meu ponto não era esse, e pensava que tinha ficado claro na minha dialéctica argumentativa… :) Queria apenas falar da origem da demo kratia, não queria defendê-la como ideal; apenas como pura, o que é drasticamente diferente.

Quanto ao "banho ao cão": os EUA, em 2 séculos, passaram de país inexistente, surgindo da “escória” (como o Zema disse e muito bem) da Europa, para se tornar na maior potência mundial. Isto é aproveitar bem, ou não, a democracia?...

Abraço.

PS: Este é o 28º post acerca deste assunto. É a maior quantidade de respostas e contra-respostas desde o início do Fórum! Finalmente, o Milosevic fez alguma coisa de boa por este mundo… :)