16.3.06

Tribunal de Haia "A mais luxuosa prisão do mundo"

O anúncio de que Slobodan Milosevic foi encontrado morto na sua cela no Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia (TPIJ), onde estava detido desde 28 de Junho de 2001, deixou a instância judicial da ONU com sede em Haia no centro das atenções.A unidade de detenção, onde Slobo se encontrava, foi construída em meados dos anos 1990 bem no interior de uma penitenciária holandesa em Scheveningen, na costa do mar do Norte. Segundo a BBC tratava-se da "mais luxuosa prisão do mundo", mais um hotel do que uma cadeia.
Cada um dos 47 reclusos tem uma cela individual, com chuveiro, lavatório, sanita, secretária e uma cadeira. Têm também um televisor que transmite programas em cinco línguas, assim como TV por satélite na sua própria língua. Têm salas para jogos (ténis, tabuleiro e setas) e uma biblioteca.
Um médico está permanentemente de prevenção, assim como uma enfermeira e um psicólogo. Vários hospitais holandeses - entre os mais sofisticados do mundo - ficam a poucos metros dos portões prisionais. Há ainda uma designada "sala de conforto", isolada do resto da área de visitas com as suas câmaras ubíquas, onde existe uma cama reservada para encontros conjugais, embora permaneça um segredo bem guardado se Milosevic alguma vez usou este espaço quando recebia a sua mulher, Mira.
A Milosevic foram concedidas instalações extra por insistir em ser o seu próprio advogado. Além da cela, tinha um escritório, a que só ele acedia, com fax, computador e Internet.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=03&d=15&uid=&id=68374&sid=7513

Comentário: Quem não deseja ser um criminoso de guerra, autor de genocídio e de crimes contra a humanidade? Quando vou de férias pago caro por hotéis com muito menor qualidade! Quando for a Haia já sei o que fazer para arranjar um bom alojamento… :)