5.6.07

RE: Putin raises spectre of nuclear war in Europe (VII)

também não concordo com muitas coisas que tu dizes Fernando

O poder de dissuação funciona quando qualquer dos lados sabe que se atacar é também destruido.. Isso salvou a Terra na crise dos misseis de Cuba. Qualquer um dos lados sabia que se atacasse seria destruido.


Com este sistema de misseis, este poder de dissuação é anulado, ja que o arsenal da Russia deixa de ter possibilidade de atacar os EUA, em caso destes atacarem a Russia.
È natural que um pais que veja o seu poder de dissuação ser anulado se sinta encurralado. Isto tudo não invalida que o sistema seja defensivo com o GW Bush afirma. Só que destroi o poder de dissuação nuclear da Russia.

Em relação aos países parias, como o Irão e a Coreia do Norte, tudo isto serve de desculpa para um dia os EUA os poderem atacar.. vê a noticia mais abaixo..

Não acredito nas boas intenções dos EUA nem na sua subita generosidade para com a Europa...


Mas concordo contigo quando dizes que a Europa devia ter meios mais eficazes de defesa...


Quanto ao caracter de Putin, so te digo duas coisas: Polonio 210....

Mas o de Bush...

http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1295934

"A Rússia está a reagir de forma enérgica aos planos norte-americanos. O aviso feito pelo Presidente russo de virar mísseis contra alvos europeus caso os Estados Unidos persistam nos planos de expansão do MDI para o Centro e Leste do continente, foi ontem recebido com frieza na Europa, tendo a NATO considerado aquela ameaça como "mal-vinda", em véspera de cimeira do G8, que decorre de amanhã até sexta.Com o escudo, abrangendo território norte-americano e a Europa, os Estados Unidos pretendem tornar inócua a ameaça nuclear iraniana e norte-coreana - reabrindo até possibilidades de intervenções ofensivas convencionais nesses países que Washington vê como "párias". "

Abraço
(Vitor)