27.10.05

RE: Confusões do candidato Mário Soares (III)

As tuas afirmações acerca do candidato Soares são muito graves. Prefiro não comentar, porque não tenho informação suficiente para apoiar ou desmentir as tuas palavras. De qualquer maneira, manter-me-ei atento. Não seria nada que me chocasse muito, confesso.

Não percebo bem em que te baseias para achares que o Cavaco não ganha (simples pessimismo?). Embora as sondagens valham o que valem, até agora todas indicaram a sua vitória – fosse à primeira ou à segunda volta. Soares não conseguia “agarrar” toda a esquerda – grande parte dos votantes no PCP e BE votam Cavaco na 2ª volta… numa das primeiras sondagens que li o candidato Cavaco Silva conseguia, à segunda volta, quase 65% dos votos…

Hoje o DN confirma tudo isto, dando, de novo, vitória a Cavaco Silva (a 1,2% da maioria absoluta, e numa sondagem que inclui Paulo Portas, que fica só com 1,7% dos votos. Ver aqui: http://dn.sapo.pt/2005/10/27/nacional/cavaco_muito_perto_belem_manuel_aleg.html). E, entretanto, Alegre ultrapassa Soares. Cavaco venceria, de qualquer forma, à segunda volta com 38 pontos de avanço, se fosse contra Soares, e com 27 pontos de avanço, contra Alegre.

As minhas apostas: Manuel Alegre em segundo lugar. Cavaco com maioria absoluta. Último prognóstico: Soares adormece na noite eleitoral, e só sabe dos resultados na manhã seguinte… :)

Claro que isto são sondagens. Não há vencedores antecipados. Penso que, por várias razões, o país ficará mais bem servido com Cavaco Silva, mas ainda falta muito tempo para as eleições. A ver vamos o resto da novela…