3.2.06

Aumentam protestos muçulmanos contra os "cartoons satânicos"

O mundo muçulmano está em alvoroço com manifestações, boicotes e ameaças por causa da publicação de caricaturas de Maomé em diversos jornais europeus. Numa primeira reacção oficial, a União Europeia considerou imprudente a publicação dos desenhos mas condenou totalmente as ameaças feitas aos autores dos desenhos e a países europeus. Por Dulce Furtado
Os protestos das comunidades muçulmanas contra a publicação de um conjunto de cartoons de origem dinamarquesa satirizando o profeta Maomé aumentaram ontem de intensidade e assumiram tons de ameaça séria, ao mesmo tempo que mais jornais europeus reproduziam em parte ou no todo os desenhos originais, no que alguns deles descreveram como um "apelo às armas" de apoio à liberdade de imprensa.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=02&d=03&uid=&id=61552&sid=6808

Comentário: Já há muito tempo que nos países ocidentais se satiriza a religião. Lembro-me de um cartoon do Papa João Paulo II com um preservativo no nariz, lembro-me de um sketch do Herman acerca da última ceia de Cristo, etc. O tema é sempre controverso, mas a verdade é que a liberdade de expressão é, nestes casos, o valor que deve ser sempre defendido. Se não gostarmos do que vemos, podemos sempre mudar de canal ou deixar de comprar um jornal. Mas nunca podemos calar ninguém, independentemente de acharmos que certas pessoas só dizem disparates e baboseiras. Foi uma conquista fundamental de Abril, é um dos nossos direitos civilizacionais mais importantes, nós que vivemos em sociedades democráticas e abertas, ao contrário da maior parte do mundo muçulmano. Por tudo isto, não deveremos nunca ceder a chantagens. Nós somos livres de satirizar quem quisermos, se o quisermos fazer, sem sermos sujeitos a qualquer tipo de censura. E somos livres de criticar cartoons, se não gostarmos destes. Um valor como a Liberdade não pode ser posto em causa nunca. Nem com ameaças bombistas, nem com intimações nucleares, nem com cominações terroristas…