29.5.06

O 28 de Maio foi feito contra a "balbúrdia" da República, não para criar o Estado Novo

Há 80 anos deu-se mais um golpe militar na I República, o último e definitivo que ficaria para a história como a Revolução do 28 de Maio. O objectivo dos vários grupos envolvidos no movimento resumia-se a tirar do poder o Partido Republicano Português. Os beneficiários finais do golpe de Estado não foram contudo aqueles que o planearam e protagonizaram, mas mesmo assim o Estado Novo só chegaria em 1930 e Salazar só assumiria formalmente o poder em 1932
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=05&d=28&uid=&id=81219&sid=8842

Comentário: Ao contrário do que muitas vezes se diz, o golpe de Estado do dia 28 de Maio de 1926 não teve como objectivo, nem como consequência directa, a criação do Estado Novo. O objectivo do grupo liderado por Gomes da Costa e Mendes Cabeçadas (ambos assumiriam o papel de Presidente da República por alguns dias... sendo depois substituidos por Carmona, que lá ficaria uns 25 anos...) era acabar com a ditadura protagonizada pelo Partido Republicano Português (na realidade o Partido Democrático de Afonso Costa e quejandos, que era a facção maioritária do PRP) existente na altura. A primeira República, assim como a segunda, nunca foi democrática... Nesse dia de Maio, há 80 anos atrás, criava-se uma Ditadura Militar, que duraria ainda alguns anos. O Estado Novo começou, verdadeiramente, no momento em que Salazar assumiu o poder, 6 anos depois.
Esta data faz parte da nossa história contemporânea, e é pena que a maior parte dos portugueses não faça a mínima ideia do significado deste dia, tão pouco propalado pelos nossos meios de comunicação social.