29.5.06

RE: Governo cria sanções para autarquias despesistas (I)

Pura demagogia

As Câmaras funcionam muito mal, tem trabalhadores a mais, gastam mal os dinheiros.
As Câmaras funcionam muito melhor do que o grande Estado estacionado no Terreiro do Paço, estão perto das populações, são passiveis de julgamento. As câmaras têm de apresentar resultados, de tapar buracos, ter leite na escola.
Não são grandes mecanismos macro economicos mas são das poucas coisas da Coisa Pública que funciona.

As câmaras contratam 20 pessoas por dia... um escândalo.
Isso dá mais ou menos mais 5000 pessoas por ano que entram para as Câmaras... Ultrajante quando se parte do principio que ninguem se reforma, que não há abandonos da função pública, nem mortes. Quantas pessoas se reformam por dias nas Câmara Portuguesas?
Para mim o que é escandaloso é que o Ministerio da Agricultura tenha 1 trabalhador por cada 4 agricultores em Portugal.

Muitas da Câmaras deste país têm de se endividar porque o Estado não assume as suas responsabilidades, delega competências sem a correspondente compensação financeira.
Exemplo da irresponsabilidade do estado é o recente caso do Imposto do "Selo do Carro". O Estado adiou o pagamento por um mês, se não for mais, por razões exclusivas ao Estado, ou seja as câmaras municipais só vão ver esse dinheiro com um mês de atraso no mínimo. Isso para uma cãmara faz diferença mas o Estado decidiu, está decidido.

Só para dar um exemplo do endividamento das Câmaras... a Câmara Municipal de Coimbra tem uma divida bastante avultada à banca em virtude de compromissos assumidos: teve de construir um estádio para o Euro e fazer grandes obras estruturais na cidade que caso não fossem feitas naquela altura tinham-se perdido algumas comparticpações.
Enfim deve largos milhões de euros. Muitos milhões.

A dívida do Estado à Câmara Municipal de Coimbra é superior a esse valor
(Zema)