4.5.06

Teste ao futuro de blair e prova de fogo para o líder conservador

O primeiro-ministro britânico conseguiu há um ano o terceiro mandato, mas nas eleições locais de hoje enfrenta um duro exame. Perder Londres ou um número elevado de lugares para os conservadores pode ser-lhe fatal. Por Susana Moreira Marques, em Londres
Lixo nas ruas, segurança no bairro, valor do imposto cobrado por cada freguesia - desilusões e esperanças locais é o que se espera ver discutido em vésperas de eleições municipais. Mas o debate político e público, no Reino Unido, nos últimos dias, tem gravitado exclusivamente à volta de desilusões de impacto nacional e da falta de esperança para o actual executivo de Tony Blair.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=05&d=04&uid=&id=76754&sid=8394

Comentário: Teste de fogo para Tony Blair? Após 3 vitórias nas eleições legislativas, o Primeiro-Ministro inglês vai preparando a sua sucessão – muito provavelmente para Gordon Brown, actual Ministro das Finanças (Chancellor of the Exchequer). E com os sucessivos escândalos que têm aparecido na imprensa britânica (prisioneiros libertados em vez de deportados, problemas entre enfermeiros e Ministra da Saúde, relações amorosas de governantes com secretárias…), a vida não está fácil para o executivo inglês.
Penso, no entanto, que o resultado destas eleições não é muito importante para Blair, dado que o seu lugar na história já está garantido, e com distinção. Mas para o partido trabalhista e para Brown, em particular, este pode ser um primeiro sinal do que poderá acontecer nas próximas legislativas. Naturalmente que o Primeiro-Ministro quererá continuar vitorioso, como vem sendo hábito. Mas não me parece que o resultado deste escrutínio local possa macular o percurso positivo que percorreu.