4.5.06

União Europeia penaliza Sérvia por não capturar Ratko Mladic

Procuradora do TPIJ diz que se sente "enganada" com as promessas de Belgrado sobre a "prisão iminente" dos criminosos de guerra
A União Europeia (UE) decidiu ontem suspender o processo de aproximação da Sérvia à adesão devido à incapacidade de Belgrado em localizar, prender e extraditar Ratko Mladic, antigo chefe militar sérvio da Bósnia, acusado de genocídio desde 1995. Em Belgrado, o europeísta vice-primeiro-ministro, Miroljub Labus, demitiu-se em protesto contra a incapacidade de as forças de segurança de capturar o fugitivo. O chefe do Governo, Vojislav Kostunica, pediu a Mladic que se renda (ver texto ao lado).
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=05&d=04&uid=&id=76839&sid=8400

Comentário: Uma decisão correcta. Para estes países que querem aderir à União Europeia, é importante que se utilizem estas formas de pressão para que eles cumpram as “regras do jogo”. No caso da Turquia, já bastante glosado aqui no Fórum, é importante a pressão para o país cumprir as normas democráticas e respeitar os direitos humanos. No caso da Sérvia é fundamental que haja vontade de cooperar para que os factos passados não sejam enviesados. É a Sérvia um Estado de Direito, ou há pessoas acima da lei?