6.6.06

RE: Professores dizem que pais não estão preparados para os avaliar (XII)

Três breves notas:

1) Quando se diz, acerca de um qualquer assunto, “mudem-se as mentalidades e depois talvez seja possível”, como já aqui foi afirmado por alguns egrégios membros do nosso Fórum, isso é o mesmo que dizer: “deixai ficar tudo na mesma”. Não se conseguem mudar as mentalidades sem alterar o status quo. Pensar o contrário é pura ilusão.
2) Apesar de ter falado das “reguadas” que apanhei, e que asseverei me terem ajudado a tornar aquilo que sou hoje, sou totalmente contra o uso do método da “reguada” na escola, ou em qualquer outro lado. Não que me escandalize um professor dar um tabefe a um aluno, ou um pai dar uma palmada a um filho. Mas penso que é possível garantir disciplina sem recorrer à força física. A pessoa por quem eu sempre tive mais respeito (no sentido de “medo” quando ainda imberbe) foi o meu pai, e ele nunca me deu, sequer, um estalo. Bastava ele abrir um pouco mais os olhos do que o normal, e garanto-vos que isso garantia pronta disciplina da minha parte…
3) Quanto ao aluno “que agride colegas e lhes rouba dinheiro”, deveria ser expulso, pura e simplesmente, como se faz no ensino privado (conheço exemplos). E se fosse reincidente, como parece, deveria ser colocado naquelas instituições de inserção, vulgo “prisão de menores”. Neste país, roubar e agredir é crime.