11.9.06

Nova Iorque concentrada no Ground Zero

Os nova-iorquinos chama-lhe "o nosso buraco". Desde os atentados contra as Torres Gémeas, há precisamente cinco anos, a Downtown não voltou a ser a mesma. Há agora mais movimento, mas nada como antes. Muitos negócios não reabriram, a reconstrução é lenta. "Podemos ter a opinião que quisermos sobre tudo o que aconteceu na América e no mundo depois do 11 de Setembro. Mas nunca mais podemos esquecer o que aconteceu aqui naquele dia"
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=09&d=11&uid={50C1D6E2-AC4C-497D-B5EC-9DCEAED1A953}&id=97191&sid=10703

Comentário: Parece que foi ontem, e no entanto já passaram 5 anos... as sórdidas imagens de pessoas a atirarem-se dos prédios (alguém escrevia ontem que pareciam folhas a cair, mas quando se olhava mais de perto...), a brutalidade de duas torres mastodônticas (os mais verdadeiros arranha-céus – feliz expressão) a colapsarem, uma nuvem de fumo a sufocar o “centro do Mundo”. Cenas terríveis e cruéis.
A partir do dia 11 de Setembro de 2001, o Mundo mudou, e estas palavras invadiram-nos: terrorismo (Madrid, Londres, Bali, ...), guerra no Iraque, talibans, xiitas/sunitas, Guantanamo, Abu Ghraib, e muitas mais. Entretanto, o securitarismo tornou-se quase paranóico (em especial nos EUA), com a consequente restrição das nossas liberdades.
E o mais triste de tudo é que, 5 anos depois do “nine eleven (9/11)”, são possivelmente os fanáticos terroristas perpetradores do atentado os que mais têm sorrido com o evoluir do Mundo.
[E, após quase 2 meses de ausência, volta o Fórum! :)]