30.11.06

New poison claim adds twist to Litvinenko death probe

The mystery surrounding the death of the former KGB agent Alexander Litvinenko deepened today when it emerged that Yegor Gaidar, the former Russian prime minister, may also have been poisoned.

In http://www.timesonline.co.uk/article/0,,2-2479543,00.html

Comentário: Ao que parece, o novo “Czar” russo, Vladimir Putin, continua a tentar apagar todos os opositores. Muitos foram os casos nos últimos tempos, sendo os mais mediáticos o caso da jornalista Anna Politkovskaya (bastante crítica em relação ao regime de Putin), do ex-agente do KGB Alexander Livtinenko (bastante crítico em relação ao regime de Putin) e agora o ex-PM russo Yeagor Gaidar (adivinhem: bastante crítico em relação ao regime de Putin...). Entretanto em vários locais no Reino Unido (12 até à data) parecem encontrar-se sinais de uma substância radioactiva – polónio 210. De facto, Putin e os seus sequazes não brincam em serviço.
Entretanto, os países da Europa e os EUA continuam a ter uma atitude muito timorata com o líder russo. Penso que já chega de diplomacia. O assunto é grave demais para ser levado tão levianamente. Putin está claramente a utilizar métodos típicos de regimes autoritários e autocráticos, e ninguém parece (ainda) muito preocupado com isso. Seria bom que começassem a levar Putin mais a sério.