6.2.07

Re: E se a pergunta fosse... Tens $$$ ou não (XIII)

Eu sou muito sensível aos argumentos vindos da sensibilidade, da moral e da ética de cada um. Mas francamente: alguém acha que a mulher que recorre ao aborto (aliás: TODAS as mulheres que recorrem ao aborto) tem padrões éticos, morais, cívicos, etc., inferiores aos de uma mulher que não o faz? Claro que se eu me puser na posição de cada uma posso ser totalmente solidário. Mas só se achar que alguma delas é, sistematicamente, menos inteligente, menos responsável, menos matura ou o que quer que seja é que me coloco em posição de alvitrar qual é que está "certa". Há mil coisas que eu acho mal a ponto de vomitar, mas confesso que nem todas poderiam ser matéria do direito penal. Quanto mais não seja, porque não reúnem consenso suficiente. Há dúvidas de que este problema não reúne consenso suficiente para se tomar um só partido? Há dúvidas de que a discussão não é entre pessoas de bem e pessoas de mal?

E mais uma vez: por muito que nos ajudasse neste debate, não é possível dizer em definitivo o que é um ser humano - não por investigação insuficiente, mas pela própria natureza do problema. A ciência divide-se, a filosofia divide-se, a religião divide-se, e até me custa acreditar que uma pessoa não se divida. Acho realmente desonesto que alguns homens da ciência aceitem a autoridade de determinar algo sobre esse assunto, quando o que quer que digam, embora sob a capa da autoridade da ciência, será posição pessoal. Felizmente, muitos outros cientistas deixam isto bem claro. (Kiki)