Governo conhece estudos que permitiriam tirar ao custo do novo aeroporto 2,5 mil milhões de euros
Poceirão e Faias, duas pequenas povoações na península de Setubal, reúnem, de acordo com várias análises, melhores condições do que a Ota para receber o futuro aeroporto de Lisboa
O Governo tem em cima da mesa um estudo preliminar que mostra ser possível construir o novo aeroporto de Lisboa na margem sul do Tejo com menos impacte ambiental, melhores acessibilidades e custos muito inferiores aos da Ota. O dossier entregue a José Sócrates, e que é do conhecimento do ministro Mário Lino, não é um documento definitivo, pois implica estudos completares, mas defende uma solução que pouparia, na construção do aeroporto e nas acessibilidades, até 2,5 mil milhões de euros.
In Público, Secção Destaque
Comentário: Esta (e outras) notícia(s) faz(em)-me colocar duas questões muito simples:
1) Depois de tantos e tantos anos de estudos para decidir a localização do novo aeroporto, porque é que só nos últimos tempos é que têm surgido estes estudos que mostram, com alguma clareza, que a Ota não é o melhor local (recorde-se que a decisão pela Ota remonta a 1999!)?
2) Pelos vistos o Governo tem tomado conhecimento de muitos estudos que colocam em causa a escolha da Ota. Assim, porque é que não explica clara e inequivocamente a escolha da Ota (nos seus aspectos ambientais, de segurança, económicos, etc.)? É que 2,5 mil milhões de Euros correspondem a 25% do valor total do projecto, por isso é importante perceber o porquê da escolha da uma opção tão mais dispendiosa.
O Governo tem em cima da mesa um estudo preliminar que mostra ser possível construir o novo aeroporto de Lisboa na margem sul do Tejo com menos impacte ambiental, melhores acessibilidades e custos muito inferiores aos da Ota. O dossier entregue a José Sócrates, e que é do conhecimento do ministro Mário Lino, não é um documento definitivo, pois implica estudos completares, mas defende uma solução que pouparia, na construção do aeroporto e nas acessibilidades, até 2,5 mil milhões de euros.
In Público, Secção Destaque
Comentário: Esta (e outras) notícia(s) faz(em)-me colocar duas questões muito simples:
1) Depois de tantos e tantos anos de estudos para decidir a localização do novo aeroporto, porque é que só nos últimos tempos é que têm surgido estes estudos que mostram, com alguma clareza, que a Ota não é o melhor local (recorde-se que a decisão pela Ota remonta a 1999!)?
2) Pelos vistos o Governo tem tomado conhecimento de muitos estudos que colocam em causa a escolha da Ota. Assim, porque é que não explica clara e inequivocamente a escolha da Ota (nos seus aspectos ambientais, de segurança, económicos, etc.)? É que 2,5 mil milhões de Euros correspondem a 25% do valor total do projecto, por isso é importante perceber o porquê da escolha da uma opção tão mais dispendiosa.
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