15.5.05

RE: Cérebros de homossexuais reagem como os de mulheres (V)

Riúbien,
Faltou referir que eu percebi que tu não pretendias explicar as razões científicas do fenómeno para dar a ideia da normalidade social ou sociológica do mesmo.
Pelo contrário, eu até disse que acho importante a explicação.
Aliás, ela vai ao encontro de muitas outras teorias, p. ex. da criminologia, mal comparado.
Pegando no teu exemplo, o que eu quis dizer é que não deveremos escamotear que o raro (do ponto de vista das ciências naturais) é anormal, neste caso em apreço, no sentido sociológico (das ciências hermenêuticas, se quiseres), do interesse social e que a lei deve assumir isso, sem segregar ninguém.
De resto, a explicação científica é importante e sempre interessante. Não se confunda isso com a valoração que a sociedade faz dos comportamentos, até no seu próprio interesse geral.
Recentemente vivemos uma fase filosófica recente, no início do séc. XX, denominada Positivismo, em que se acreditava que todos os fenómenos se podiam e deviam explicar pelas ciências naturais.
Isso teve reflexos enormes, inclusive em todas as ciências sociais, até no direito.
No entanto, o positivismo desembocou em parte na I Guerra Mundial e desmoronou completamente com II Guerra. Simplesmente porque o cientismo puro, completamente neutral do ponto de vista axiológico (dos valores) é "engolido" pela própria civilização em que nos inserimos e pelos interesses da vida em sociedade.
Mais uma vez, isso não contraria nada a tua tese, com a qual eu concordo perfeitamente.
E mais também não digo!
(Faber)