17.6.05

RE: Concorrência chinesa (V)

Penso que a conclusão que tiras, Lança, não corresponde à minha verdadeira opinião. Talvez eu não me tenha explicado da melhor maneira. De qualquer forma, eu falei num Bloco Central para rever a Constituição, o que inclui PS+PSD, que como sabes são os partidos nos quais, desde há muitos anos atrás, cerca de 75% da população portuguesa vota. Isso é "tendência de ditador" ou de democrata? Reafirmo, e podes confirmar no e-mail que enviei anteriormente, que eu nunca falei num “plano da direita”, a menos que não consideres o PS um partido de esquerda…

A 2 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituição da República Portuguesa pela Assembleia Constituinte, a qual garantia os direitos fundamentais de uma democracia, apesar de manter a nível económico muitos resquícios do PREC. Era uma constituição claramente de esquerda. Apesar das suas seis revisões (sublinho a especial importância da revisão de 1982 que acabou com o Conselho de Revolução e, especialmente, a revisão económica de 1989 que permitiu a existência de uma verdadeira economia de mercado – 15 anos após o 25 de Abril!), todas a “puxarem” necessariamente o dito texto para a direita, ainda faltam fazer algumas alterações para o país poder, verdadeiramente, evoluir. Modificar o texto sem ser pelo Bloco Central poderia ter efeitos muito nocivos para o país.