17.12.05

RE: Custos de Construção do TGV não são recuperáveis (IV)

Ainda na continuação da discussão do TGV, a Visão desta quinta-feira trazia uns números interessantes, relativos a tempo e custo de viagens de vários meios de transporte, que vale a pena partilhar:

Ligação Lisboa-Porto

TGV: Demora 1h23m ou 1h38m (dependendo da forma como entra/sai de Lx), custará 40€.
Avião: Demora 35m (mais 45m para check-in + 10m recolha de bagagem), custa 59,5€.
Alfa pendular: Demora 3h (podia demorar muito menos se as obras prometidas tivessem sido concluídas), custa 23€.
Autocarro: Demora 3h30, custa 14€.
Automóvel: Demora 2h45m, custa cerca de 30€.

Ligação Lisboa-Madrid
TGV: Demora 2h52m, custará 100€.
Avião: Demora 1h (mais 1h para check-in + 15m recolha de bagagem), custa 79€.
Alfa pendular: Demora 9h39m, custa 54€.
Automóvel: Demora 6h26m, custa cerca de 61€.

Penso que é de sublinhar a concorrência directa entre o avião e o TGV. Repare-se no caso Lx-Madrid: mesmo com o elevado tempo de aeroporto (1h15), o tempo total da viagem de avião é de 2h15, contra quase 3h de TGV, e o custo é 20% mais baixo! Qualquer pessoa normal optará, naturalmente, pelo avião para ir para Madrid. Note-se que o tempo que demora o check-in, entre 45m a 1h, irá baixar drasticamente nos próximos tempos, e o normal será ter tempos de check-in por volta dos 15-20 minutos (as operadoras começam a preocupar-se com a concorrência de outros meios de transporte nas viagens mais curtas) – o que acentuará ainda mais a escolha do avião em detrimento do TGV.

Como se justifica tal investimento? Apenas com o decréscimo do tempo nos transportes de mercadorias? Valerá isso os vários milhares de milhões de euros de investimento sem retorno? Será isto estratégico?