18.1.06

José Tavares: "Há um ministro" que se opõe à entrada do MIT em Portugal

O ex-coordenador do Plano Tecnológico José Tavares denunciou hoje publicamente que "há um ministro" no Governo que se opõe à entrada em Portugal do MIT - Massachusetts Institute of Technology, num investimento que totalizaria 50 milhões de euros.
"O presidente do MIT [Massachusetts Institute of Technology] informou em Dezembro que está disponível para avançar em Portugal", disse José Tavares durante uma mesa redonda organizada pelo "The Economist" e onde se encontrava o primeiro-ministro."Há um ministro que está contra o projecto", acusou José Tavares, escusando-se a dizer o nome do responsável do Executivo a que se referia, e perguntando ao primeiro-ministro qual será a sua decisão nesta matéria.
In http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1245109&idCanal=63

Comentário: A vinda de uma das mais reputadas universidades do Mundo – ao nível de Cambridge, Oxford, Harvard e Stanford – para Portugal seria das melhores notícias que poderíamos ter nos próximos tempos. A ser conseguido, seria uma vitória extraordinária do Governo, e merecia o reconhecido aplauso. É das melhores medidas que constam do seu “Plano Tecnológico”. Se, de facto, há um ministro do nosso Governo que está contra o projecto, isso só demonstra total ignorância e irresponsabilidade, e só por isso devia ser demitido. Espero, sinceramente, que tudo isto seja apenas uma confusão do ex-coordenador do “Plano Tecnológico”.