5.4.06

RE: "Downloads" ilegais: apresentadas 28 queixas-crime (III)

Não sei se este mail vai chegar visto estar a utilizar um sistema webmail novo... de qualquer maneira tentemos

Esta questão dos direitos de autores a mim faz-me alguma confusão.
Aqui há uns anos tentaram colocar uma taxa sobre as maquinas fotocopiadoras, agora é sobre os suportes informaticos enfim tudo vale...
Por razões profissionais, por várias vezes, tenho organizado espectáculos de música e há uma situação que me deixa perplexo:
Por exemplo, se contratar o Rui Veloso para fazer um concerto, e atenção que ele canta apenas originais dele e do Carlos Tê, tenho de pagar um cachet que não é nada pequeno e depois sou OBRIGADO a pagar direitos de autor à SPA para poder fazer um espectáculo.
Tenho de pagar direitos de autor porquê?
50% dos cd's de música que tenho são piratas. Muitos deles nunca os teria se tivesse de pagar 20 euros por cada um. Outros há, que apesar de ter o pirata fiz questão de comprar o original (Conhecem JAZZAMOR? experimentem...).
A relação custo benefício determina a percentagem de pirataria na minha colecção. Ou seja a quantidade de cd's pirata na minha colecção é directamente proporcional ao custo unitário de um cd original.
Diminuindo o custo, diminui a pirataria.
O governo já percebeu isso há anos no preço praticado no tabaco...
(Zema)