4.5.06

Estudo mostra que jovens americanos são uma nulidade a Geografia

A maioria dos jovens americanos não sabe nada de Geografia e é incapaz de situar o Iraque no mapa do planeta, revela um estudo publicado anteontem pela revista National Geographic. Realizado pelo Instituto Roper, foram ouvidos no âmbito daquele trabalho 510 jovens com idades compreendidas entre os 18 e 24 anos.O estudo mostra que os jovens americanos conhecem muito mal o seu próprio país: metade é incapaz de identificar num mapa a cidade de Nova Iorque ou o Estado do Ohio, enquanto 30 por cento dos inquiridos consideram que a população dos Estados Unidos se situa entre mil e dois mil milhões de habitantes.A maioria dos inquiridos considerou que era "importante, mas não absolutamente necessário", saber onde se situa um país ou falar uma língua estrangeira. Além disso, o grosso das pessoas interpeladas não se mostrava preocupada com as suas lacunas em matéria de Geografia.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=05&d=04&uid=&id=76852&sid=8402

Comentário: É uma vergonha que um país tão avançado em tantos aspectos apresente tal iliteracia geográfica. Como é que se pode aceitar que metade dos jovens entre os 18 e 24 anos – muito provavelmente alunos universitários – não saibam, sequer, onde fica a cidade de Nova Iorque, no seu próprio país?! E os 10% que acham que o Sudão é um país europeu… (2% acham que o Sudão fica na Austrália, o que é ainda mais hilariante).
Concluindo: uma vergonha. De facto é verdade aquilo que dizem: que a maior parte dos americanos acha que Portugal é uma província de Espanha… e já conhecerem Espanha…
Era importante que os jovens portugueses olhassem para estes números escandalosos e percebessem a necessidade de saber falar português, de saber um pouco de história e geografia, e de saber fazer cálculos matemáticos. Não é só uma questão de sobrevivência nesta “selva” dominada por uma economia globalizada. É uma questão de decência e pundonor.