27.6.06

Multimilionário entrega fortuna pessoal à fundação filantrópica de Bill Gates

A verba oferecida dava para construir o equivalente a 25 pontes Vasco da Gama
O multimilionário americano Warren Buffett, o segundo homem mais rico do mundo, vai doar a maior parte da sua fortuna pessoal à fundação filantrópica dirigida por Bill Gates e a sua mulher Melinda. De acordo com uma carta enviada ao casal Gates e divulgada no website da Berkshire Hathaway - o colosso industrial e financeiro liderado por Buffett -, a fundação vai receber 10 milhões de acções daquela empresa, com um valor correspondente de cerca de 30.700 milhões de dólares (cerca de 24.300 milhões de euros).
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=06&d=27&uid=&id=86184&sid=9377

Comentário: Mais um ricalhaço altruísta. Os dois homens mais ricos do Mundo são, afinal, grandes filantropos. Os capitalistas de maior sucesso do nosso planeta dão um belo exemplo a todos os empreendedores e homens de negócios.

O sistema capitalista vingou, com sucesso, no século XX, aniquilando todas as outras formas falsamente “igualitaristas”, e estes bons exemplos apenas clarificam o que para mim é óbvio: a busca do lucro não é um mal em si. Pelo contrário. A conquista do lucro é a forma mais eficaz de enriquecemento e desenvolvimento das nações. A busca de mais proveitos não é sempre sinónimo de ganância. Produzir mais e melhor de forma a arrecadar mais receitas é a maneira que até hoje se mostrou mais eficiente para que uma maior quantidade de pessoas possa viver melhor. Parafraseando Churchill, este pode ser o pior sistema, mas só depois de excluirmos todos os outros..