23.6.06

Xanana rompe com Mari e Olo e ameaçou demitir-se hoje

O Presidente timorense ameaça demitir-se. Deixando a Presidência e o Governo nas mãos Lu-Olo e Alkatiri - líderes, a quem chama "ilegítimos", do partido no poder. A oposição receia que o país se divida em duas facções: pró-Xanana e pró-Fretilin.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2006&m=06&d=23&uid=&id=85375&sid=9293

Comentário: Xanana Gusmão, o carismático Presidente da República (PR) de Timor perdeu a confiança em Mari Alkatiri, Primeiro-Ministro (PM), e exigiu a sua demissão. Alkatiri não parece interessado em se demitir, e Xanana então avança: “ou sais tu ou saio eu”. Entretanto, Timor, enquanto Estado soberano, afunda-se.
Possivelmente Xanana não deveria ter feito este ultimato ao PM numa altura em que a situação é tão melindrosa, mas a relação entre os dois nunca foi muito boa, e agora atingiu o pior momento. Mas a verdade é que se o PR se demitir a situação pode tornar-se calamitosa. Xanana tem sido a “cola” que une os timorenses e, se hoje podemos falar dum Estado (ainda) não falhado, muito se deve à consideração que quase todos os timorenses têm pela figura deste lorosae.