11.10.07

RE: UE quer aprovar moratória na ONU já em Novembro (VI)

Fernando,
Certissimo, concordo com todos os teus argumentos mas parece-me um discurso politico (não me interpretes mal:-)), porque na pratica não é assim que funciona. Dai eu ter dito no final do meu mail que é necessário criar condições para que tudo isto que estás a escrever funcione:
- por exemplo, em Portugal a pena máxima de prisão são 25 anos (corrijam-me se estiver errado), e com bom comportamento é possivel sair muito antes disso mesmo cometendo o pior dos crimes - talvez seja preciso rever esta questão judicialmente!
- eu também não me importo de pagar para manter os criminosos na prisão, mas infelizmente com a ultima lei parece que isso não está acontecer. Talvez se em vez de estarem em casa com pulseiras electronicas ou apresentarem-se periodicamente na esquadra mais proxima, porque não fazer trabalho civico? Limpar matas para prevenir fogos por exemplo.
- a questão da justiça popular tem a ver com o facto de as pessoas não sentirem apoio do Estado na punição dos criminosos. Todos sabemos que hoje em dia se um criminoso mata um policia, OK é mais um coitadinho, temos pena, etc... mas se um policia apenas saca da pistola e dispara para o ar e por acaso a bala na trajectoria descendente acertou de raspão no braço de um criminoso AI CUM CARAGO.... o policia é alvo de criticas e inquéritos e tudo e mais alguma coisa. É aí que o Estado deve intervir e apoiar firmemente as forças de segurança.
- etc... (existem inumeros exemplos em Portugal)
Sou de acordo com a abolição da pena de morte, mas a Europa e principalmente Portugal têm de fazer muito mais para combater a criminalidade. Felizmente somos um país pacifico mas nem tudo são rosas.
Abraço! (Luis)