28.6.05

Armas de fogo mataram 550 mil brasileiros em 24 anos

Relatório da UNESCO revela que os jovens são as principais vítimas. As balas matam, no Brasil, mais do que os acidentes rodoviários
Entre 1979 e 2003 morreram no Brasil, em consequência de disparos de armas de fogo, para cima de 550 mil pessoas. Mais de 205 mil destas vítimas tinham idades entre os 15 e os 24 anos. Estes são apenas alguns do números constantes do livro Mortes "Matadas" por armas de fogo no Brasil 1979-2003, que ontem foi lançado em Brasília depois de compilado por especialistas da UNESCO.A obra, segundo os autores, revela que nos anos em análise morreram mais pessoas com armas de fogo em território brasileiro do que, por exemplo, em conflitos armados como a Guerra do Golfo ou nas refregas entre israelitas e palestinianos.

In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=06&d=28&uid=&id=27763&sid=3053

Comentário: São assustadores os números apresentados neste livro. É a prova de o Brasil é um país que, a nível de segurança, deixa muito a desejar. De facto é talvez esse o principal problema de um país com tantas possibilidades para ser uma verdadeira potência económica mundial. Ao contrário do que acontece por cá (felizmente para nós), os “arrastões” brasileiros costumam ter finais bem mais tristes do que o de Carcavelos…