23.6.05

RE: Paralisação dos professores com pouco impacte nos exames nacionais (X)

Amigo Fernando:

Uma Semana para preparar uma aula? – Larga os mails e o MSN é o meu conselho :)
Contudo não podes tentar comparar o que não tem comparação. O ensino secundário e é disso que falamos não é ensino superior. E tu, quer queiramos quer não, está no inicio de carreira. Essa mesma aula se a fores preparar no próximo ano vai demorar uma semana na mesma?

Eu nunca desconsiderei o trabalho dos professores. Tive óptimos e péssimos, como em tudo na vida. Acho, e foi sobre isso que me pronunciei, que existem regalias a mais para os professores tal como para a quase totalidade de todos que são funcionários dessa grande instituição que é o Estado Português. Acho que os professores não defendem a qualidade do ensino, pelo contrário, fomentam a mediocridade. Quando falo dos professores personalizo nos sindicatos. São instituições que só se preocupam com os seus “sócios”. Não defendem nunca a qualidade do ensino e por isso não lhes dou credibilidade nenhuma.

Defender a qualidade do ensino é querer os melhores professores, aqueles que foram formados para serem bons professores a dar aulas, não é defender que engenheiros sem preparação nenhuma pedagógica continuem a dar aulas, não é defender que o sistema de colocação em vigor contemple o tempo de serviço e a nota de formação sem levar em linha de conta onde foi feita essa formação. É excluir à partida, de parte do concurso, os melhores qualificados porque têm excesso de habilitações (como se isto fosse possível!)… Por tudo isto defendo e reafirmo que os professores não defendem a qualidade do ensino…

Miguel:

Duas breve notas:
Como disse logo no primeiro mail que enviei sobre este assunto, eu conheço a realidade. Eu vivo com uma professora, sei o que ela passa, as noitadas que tem de fazer por vezes e estranhamente continuo com a mesma opinião. Como disse em cima não desconsidero o trabalho dos professores, nunca aqui o fiz. Não faças relações directas entre a classe de ensino e a “construção e manutenção de uma sociedade” senão temos conversa para o resto da semana… :)

É verdade, trabalho na Câmara Municipal de Coimbra. Uma grande instituição. Mas é do estado, se soubesses do que eu por aqui vou vendo… Quanto mais vejo mais certezas tenho do que digo. Nunca fiz uma alusão directa ou que trabalhas ou deixas de trabalhar, portanto vou-te pedir um favor não o faças também em relação a mim. É que apesar de trabalhar numa Câmara podias ficar surpreendido. Nos últimos 40 meses tive 6 semanas de férias… Se isto fosse com os professores já tinham feito greve não? Mas sabes uma coisa? Eu gosto do que faço! Se isso é o mais importante…


Afinal são três notas:
É só uma nota que nada tem a ver com o assunto. Cada vez as pessoas são mais inteligentes, cada vez votam mais não pela partidarite mas sim porque reconhecem valor nas pessoas. Em Fevereiro deste ano o PS ganhou a legislativas em Coimbra por mais de 45% dos votos (acho!) hoje saiu uma sondagem num jornal local onde o actual presidente de câmara ganha por 53% das intenções de votos. Curiosidade: É do PSD! O PS tem 19% das intenções de votos.
Agora a provocação: Se por aqui se trabalhasse 22 horas por semana se calhar não era assim…. :)
Abraço forte

(Zema)