22.6.05

RE: Concorrência chinesa (XV)

Sabem o que vos digo?
Para investir mais nas marcas, é necessário investir ainda mais no design (digo ainda mais porque, ultimamente, tem-se verificado uma procura crescente nesta área e uma maior preocupação com a imagem das organizações, exactamente devido a uma competitividade cada vez maior).
Neste sentido, é necessário esclarecer as pessoas acerca do que significa o design. O design não são "coisas bonitas" que se compram para decorar a casa. O design é uma abordagem holística que se preocupa em resolver problemas reais, respeitando a ética social e cultural, preocupando-se com questões ambientais e de sustentabilidade e com grande responsabilidade social. O design está em todo o lado, e representa uma atitude que cada um de nós pode e deve ter dentro de si!
Mas, em relação ao que aqui se está a discutir, é essencial referir que o design é imprescindível na criação da identidade de uma organização. Um programa de design bem feito dentro de uma empresa, irá ter como resultados fazer "corresponder a cara à careta". ou seja, dar a conhecer através de uma imagem gráfica a identidade da empresa, quem ela é, o que faz e porquê. São exactamentre estas questões que transmitem o seu factor de diferenciação. O design, junto com o branding (imagem aplicada aos produtos), constituem ferramentas altamente eficientes no desenvolvimento de estratégias competitivas para as organizações, e sem elas não há mercado que aguente, numa época de excesso de oferta e informação, em que só se evidencia aquilo que é diferente e que corresponde às expectativas das pessoas (identificação do consumidor com o produto).
Mas quem é que consegue convencer as pessoas a confiar e a investir numa área que (quase) ninguém sabe para que serve? (Ou que, pelo menos, que ficou mal explicada...)...
Ora vejam na imagem um excelente exemplo.

(Inês)