22.6.05

RE: Paralisação dos professores com pouco impacte nos exames nacionais (V)

Apesar de estar a ter um dia de cão, parei tudo para responder aos ultimos 2 e-mails.

Breve nota: Não tenho nada contra os professores, antes pelo o contrário porque até tenho uma em casa… :)

Miguel Bergano

Eu até estava a concordar com quase tudo o que escrevias até metade. Depois não sei o que se passou… quanto à primeira parte estamos conversados. Agora quanto à segunda (lá vem bala…)
Não concordas com os serviços mínimos. Mas achas que a educação é um “bem precioso” e “Algo a ter em conta”. Mas os serviços mínimos não deverão ser aplicados nos serviços fundamentais de um país? A educação não é um deles?
Dizem que a idade trás sabedoria. Um professor de 65 anos não será (em teoria) mais pedagógico, culto e ponderado do que um professor de 25? Qual é o problema de um professor dar aulas com 65 anos?
Quanto mais velho se é menos se precisa de preparar uma aula. E uma aula não dá assim tanto trabalho a preparar… Neste ponto posso estar enganado, mas os professores estão a fazer greve porque não vão ser automaticamente promovidos, não é?

PS- N sei q és mas se vais à naza deves ser um gajo porreiro! :)

Adriano Santos

First of all – Benvindo o que faz falta é gente com opinião e de preferência contraria à minha. O que é o caso! :)

“No entanto, há razões para a greve e os alunos não são prejudicados” - Claro que são… as greves só fazem sentido quando alguém é prejudicado. Essa é a essência da greve! O Governo não é porque ainda goza o chamado estado de graça, o Estado tb não porque assim até poupa uns cobres nos salários. Quem sobra? Os Alunos…

“Meus amigos, quando se sobe de posto em qualquer empresa o que é que acontece? Passamos a ganhar mais, certo?” – Mas nas empresas não se sobe automaticamente, tem de se fazer pela vida. Às vezes até se tem de trabalhar!!! Ao que chegamos…

“As aulas começam em Setembro e terminam em Julho (exames incluídos), as férias são em Agosto.” - Começam em Setembro? Em que ano? No ano passado acho que foi em Outubro e tarde… Depois no meio do 1º Período há umas pequenas férias, tal como no 2º e 3º, Férias de Natal e de Páscoa… No inicio de Junho acabam as Aulas e há exames para vigiar que não são todos os dias… Julho e Agosto enfim….

“Observem o que acontece a nível Europeu em termos de horário de trabalho” – Podemos discutir isso mas parece-me que não ficarás a ganhar. Aliás a discutir dever-se-á falar em termos globais e não só europeus ou então em função dos sistemas de ensino. Não me parece comparável o nosso sistema de ensino com o Modelo anglo-saxónico… Mas podemos r por ai.

“GNR, PSP, Judiciária, funcionários judiciais, esses sim são privilegiados” – Regra Geral quem têm como patrão o Estado é um privilegiado

“eu fiz greve”- Não tenho a presunção a opiniar sobre uma tua opção pessoal. Contudo pergunto-te se achas que a greve vai resolver alguma coisa? Eu nunca fiz greve e penso que nunca farei contudo respeito quem faz.
(Zema)