22.6.05

RE: Paralisação dos professores com pouco impacte nos exames nacionais (VII)

Oh Miguel não é preciso ficares chateado…

Já agora aproveita e lê o meu mail. Onde escrevi que os professores trabalham menos de 22 horas ou mesmo 22 horas? Não escrevi porque se eu pudesse trabalhar apenas 1 hora e receber o mesmo se calhar tb aproveitava.

Mas se queres ir por ai…
Quantas pessoas trabalham 35/40 semanais e levam trabalho para casa? Levar trabalho para casa é um castigo exclusivo dos professores?
Eu sei o que custa preparar uma aula. Vamos quantificar?

Supondo que custa a preparar uma aula de 50 min outros 50 min, ou arredondando 1 hora para uma hora…
Supondo que um professor trabalha as tais 22 horas, então com a preparação, passa a trabalhar 44 horas.
Mas como só há aulas durante 8 meses por ano (Julho, Agosto, Setembro mais natal e páscoa – sem contando com as “férias” no meio dos períodos) logo um professor trabalha por ano: 44horas * 8 meses * 4,33 semanas = 1524 horas

Um trabalhador “normal”: trabalha 35 horas por semana * (52 semanas – 4.33) = 1668 horas (isto partindo do principio que não faz horas a mais nem leva TPC)

Mas há mais

No ano seguinte a aula que já foi preparada no ano anterior não vai demorar na mesma o mesmo tempo a preparar. Certo? Suponhamos que demora metade do tempo: 30 minutos

Assim um professor no 2º ano trabalha 75% do que trabalhou no 1º ano. Certo?
And so one… and so one

Quando comecei a ler que escreveste que a greve não foi convocada apenas por questões de subida de escalão… pensei , por momento, que era por razões não monetárias do género de ter melhores condições, pela segurança nas aulas, contra o cada vez menor controlo que um professor tem sobre a aula… afinal não eram questões monetárias.
(também não sou anjinho e sei que tem de ser assim)

Já agora, e se houver alguém ligado à psiquiatria ou psicologia aqui na mailing list poderia aproveitar para explicar isto, e tu tb deves saber isso porque para seres professor tiveste de estudar isto.
Sabes que a memória funciona a vários níveis. É Tipo cebola, por camadas, e ao estudar para um exame o conhecimento pode ser armazenado em várias camadas, ou apenas numa. Enfim depende de vários factores.
Ao estudar de véspera um aluno armazena a quase totalidade do que estuda na camada mais superficial, é a camada memória de curta duração, entra muito fácil (o conhecimento) e sai tb muito facil… tipo apresentarem-te um tipo dizem o nome dele, e tu passado duas horas não fazes ideia de como é o nome dele.
Os estudantes usam muito essa memória.
Portanto não digam, que adiar um exame não tem mal porque podem-no repetir noutro dia. As coisas não funcionam assim.

Não leves a mal estas conversas. Vê isto como uma partilha de pontos de vista. Como já percebeste eu adoro ser do contra e admiro muito quem me consegue calar, a mim não que valho pouco, Admiro quem consegue calar os meus argumentos.

Abraço(Zema)