12.6.05

G8 perdoa a dívida de 18 países pobres, na maioria africanos

Os ministros das Finanças dos estados mais industrializados do mundo chegaram a um acordo histórico no valor de 32.700 milhões de euros
Os países mais ricos do mundo concluíram ontem em Londres um acordo histórico para perdoar a dívida de 18 dos estados mais pobres, 14 dos quais africanos. O compromisso anunciado ao princípio da tarde pelo primeiro-ministro do Luxemburgo, Jean-Claude Juncker, que é nesta altura o presidente da União Europeia (UE), faz parte de uma campanha conduzida pelo Governo britânico no sentido de libertar a África subsariana da pobreza e das doenças que anualmente matam milhões de pessoas.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=06&d=12&uid=&id=25220&sid=2775

Comentário: Uma das três acções mais importantes para dar esperanças de desenvolvimento aos povos mais pobres do Mundo foi alcançada (as outras duas são o aumento da ajuda aos países com maiores carências, e a alteração das regras comerciais de forma a favorecer a entrada dos países indigentes no mercado internacional). Agora, os fundos libertados resultantes do perdão da dívida devem ser criteriosa e escrupulosamente vigiados, de forma a serem utilizados onde são precisos – na saúde, na educação e no desenvolvimento. Hoje é um dia especial para todos os povos que mais necessitam; mas é também um dia feliz e de esperança para os que, sendo mais afortunados, não se sentem completos por viverem ainda num Mundo tão injusto.