13.6.05

Morreu Álvaro Cunhal

Álvaro Cunhal, o líder histórico do PCP, faleceu hoje de madrugada, aos 91 anos, anunciou o Partido Comunista Português.
Em comunicado, o Secretariado do Comité Central do PCP informa "com profunda mágoa e emoção" a morte do antigo líder dos comunistas, que deixou o cargo de secretário-geral em 1992.
In http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1225625&idCanal=27

Comentário: Depois da morte de Vasco Gonçalves, anteontem, faleceu hoje de madrugada mais um “lutador anti-fascista”. Cunhal ficará na história do século XX português como um incansável combatente contra o regime salazarista, e como o mais crente comunista português. Ajudou a instaurar a democracia por acaso, pela ajuda que deu ao derrube do Estado Novo. Felizmente que os seus intentos – a criação de uma ditadura comunista em Portugal, ao estilo soviético – não foram atingidos, embora o carácter socialista da nossa Constituição (ainda presente apesar das imprescindíveis revisões que o texto sofreu), em grande parte responsável pela nossa situação actual, seja devida aos dois homens que faleceram nos últimos dias. De qualquer forma fica a memória da verticalidade e coerência de ambos (Vasco Gonçalves e Cunhal). Foram um marco do século XX português.