30.8.05

Temporada Forum 2005/2006 ---- 1º Tema: INCÊNDIOS

Caros consortes que por esta altura ainda gozais repousantes férias: tendes vós sentido as cinzas do nosso Portugal?
Eu, aqui, de regresso à labuta, no abrigo do meu gabinete, vejo-as entrar pela fresta entreaberta, depositando-se no papel ordeiramente amontoado.
E eis que se me acende a centelha: tv's em reboliço, fotos da NASA, ministros a dar férias ao chefe de governo, capas de jornais em lavaredas e lágrimas que as não apagam... será que alguém ganha com isto?

Discute-se como apagar o fogo, multas a quem não limpar o mato, mas alguém ou alguma TV se perguntou se alguém lucra com os incêndios? Afinal não era por aqui que o Hercule Poirot desvendava todos os mistérios?

A mais pura das almas poderá lucrar com os incêndios, sem culpa, e até com louvor. Mas será que não há santo que desconfie?

Deixo aqui uma pequena lista de candidatos a almas puras:
- TVs: quantas horas de espectáculo intercalado com audiência e publicidade renderam os incêndios, "completamente grátes"?
- Quantas centenas de contos cobram à hora as empresas privadas proprietárias de aviões que combatem os incêndios?
- Por que razão esses ditos aviões actuam com os tanques a metade da sua capacidade, obrigando a mais reabastecimentos, aterregens e descolagens?
- Por que razão os fundos de investimento imobiliário, com sede nas ilhas Caimão e outras que tal, e as celuloses compram ao desbarato, a minifundiários desesperados e desiludidos, terrenos lambidos pelos fogos?
- Por que razão a reserva natural da Lousã escapa há anos dos incêndios numa determinada área patrulhada pelo exército e não se copia esse exemplo?

To be continued...
(Faber)