20.12.05

Cocalero Evo Morales proclama-se Presidente da Bolívia

Aquele que se apresentou ao eleitorado como o "pior pesadelo de Bush" terá alcançado mais de 50 por cento dos votos no escrutínio de domingo
Evo Morales não esperou pela divulgação dos resultados oficiais para se proclamar vencedor das eleições presidenciais de domingo na Bolívia. E o seu adversário, Jorge Quiroga, também não perdeu tempo em assumir a derrota. Isto porque a julgar pelas projecções actualizadas ontem ao fim do dia, o líder socialista dos plantadores de coca bolivianos deverá tornar-se o primeiro Presidente indígena do seu país somando um resultado histórico de 51 por cento de votos.
In http://jornal.publico.clix.pt/noticias.asp?a=2005&m=12&d=20&uid=&id=54804&sid=6053

Comentário: Evo Morales é o primeiro índio a ser eleito Presidente da Bolívia. Considerado o novo Fidel Castro ou Hugo Chávez da América Latina, já anunciou medidas fantásticas: rasgar todos os contratos relacionados com energia feitos pelos anteriores governos, e legalizar o cultivo da coca. Assim, vai estatizar a economia boliviana, centralizando tudo no Estado, fazendo regredir os pequenos avanços feitos nesta matéria nos últimos anos, e vai legitimar a exportação de cocaína pelo mundo. O candidato derrotado, Jorge Quiroga, um liberal, teve muitas culpas na derrota, em especial devido às graves acusações de corrupção no seu governo.
É sempre assim que acontece. Os políticos são (ou tornam-se) corruptos, o povo começa a aperceber-se que está a ser enganado, e vota em populistas que se tornarão ditadores, e tomam conta do Estado. Foi assim na Venezuela. Está a ser assim hoje na Bolívia.