27.12.05

RE: Custos de Construção do TGV não são recuperáveis (VII)

Caros co-listeiros

Inicío fazendo votos que tenham tido um Natal como merecem.

Tenho andando meio arredado pois o pai natal resolveu presentear-me antecipadamente como muito trabalho o que me tem impossibilitado de aparecer.

Posto isto, adiante.

TGV

Na minha optica, há graves erros que foram cometidos propositadamente por este governo e que ninguem, e não entendo como, pôe em causa. Mas cá estou eu para fazer esse papel que é, eu sei, ingrato mas alguém tem de o fazer.
Estudos são coisas que não existem e os poucos que existem são maus. Maus estudos dão origem a disparates como em 2005 hazer um preço para um serviço que só será prestado daqui a muitos anos.
Como é possível saber o preço de uma viagem em TGV Lisboa - Madrid?
O modelo de gestão do TGV vai ser privado, o governo vai construir as linhas e depois entrega a gestão a uma empresa que será responsável pelo material circulante. Como pode tabelar? Não pode
Qual será o valor do preço do petroleo? Não sabe
Qual será o valor final do Projecto? Não sabe
Que apoios o Governo Portugues receberá de Bruxelas para o Projecto do TGV? Espermos que muito mas ninguém sabe...

O Governo lança o preço dos bilhetes para fazer nuvens de poeira para um projecto que é dificil de justificar.

Pessoalmente sou a favor da Linha Lisboa-Madrid porque acho que esta trará grandes vantagens mas também alguns prejuizos. LIsboa ficará muito mais próximo de Madrid e consequentemente da Europa. Encurtar distâncias é sempre positivo. Por outro lado, com a distância encurtada, deixará de fazer sentido que grandes empresas mundiais tenham duas representações na peninsula ibérica. E quando tiverem de optar concerteza que não escolherão Lisboa. Cada vez mais, Lisboa vai perder importancia estratégica. Acho um erro comparar a viagem de avião com a de TGV porque o TGV tem vantagens em relação ao avião que não se resumem apenas ao tempo. Uma viagem deverá ser contabilizada num percurso Porta-a-porta e não o tempo que passamos dentro de um meio de locomoção.
Caso assim se faça parece-me fácil que o TGV ganhe para ao avião. Importa contabilizar o tempo de deslocação na sua totalidade.
Mas na minha perpectiva o TGV tem outra grande atractividade. O possibilidade de com o espaço que o TGV proporciona ser possível fazer um escritório acrescido de se poder ter sempre rede no telemóvel e ter o PC ligado à banda larga. E isso é, cada vez mais, fundamental.

Quanto à ligação LIsboa-Porto nem comento. Acho que já aqui foi dito muito do que eu acho! Além de ser de um tremendo provincianismo esta teimosia de ter o TGV a ligar cidades a cada 50 Km. Irreal!


Quanto ao mail de hoje do Faber e do Manto Sagrado...

Não sou Benfiquista mas reconheço com alguma facilidade que o Benfica é um clube diferente. Quase uma religião!
Uma religião, quase fundamentalista,uma religião do Povo em que o seu Deus é negro - Quantas se podem gabar do mesmo?
Em que não têm um estádio, têm uma catedral.
Em que os seus jogadores são especiais, são seres diferentes. O braço de um jogador benfiquista começa no cotovelo, e até há jogadores que de tão especiais serem não podem ver cartões por obra dessas criaturas menores apoiados pela deusa (h)era.
Pessoalmente, gostaria que o Benfica fosse cada vez maior. Campeão de vez em quando, para ajudar a economia e a confiança dos Portugueses. Acima de tudo, gostava que cada vez que eu tivesse de ir a Lisboa o benfica jogasse em casa nesse dia.
É que ficava tão mais descansado em relação ao rádio do meu carro...

:-)

Feliz Natal
(Zema)