2.3.07

Sonaecom vs PT

Muita tensão, ataques e acusações entre a sonaecom e a administração da portugal telecom na luta pelo voto dos accionistas marcaram a véspera da mais mediática assembleia geral (ag) de sempre, onde será decidido o futuro da opa lançada há mais de um ano por paulo azevedo sobre o grupo pt, no valor de 11.800 milhões de euros: serão ou não desblindados os estatutos do operador histórico português?

In Público, Secção Destaque

Comentário: A blindagem de estatutos permite à PT estar a salvo de aquisições hostis. Ao limitar o direito de voto (não permitindo a situação normal de 1 acção = 1 voto), os grandes accionistas conseguem assim controlar uma empresa sem grande esforço financeiro (caso do BES na PT).
Penso, por isso, que seria positivo para os accionistas em geral que os estatutos da PT fossem desbloqueados. Penso que a OPA deve ser resolvida no mercado, julgo que esta é a forma mais transparente de decisão de uma operação deste tipo. Os grandes investidores estão divididos: a Telefónica (detentora de quase 10% da PT) está a favor da desblindagem, o BES (~8%) está contra, e ainda não se sabe a posição do Estado (~7%) – embora tenha dito que quer deixar o mercado funcionar, dando a entender que irá apoiar a desblindagem, da Telmex do mexicano Carlos Slim (~4%) , do fundo de investimento Brandes Investment Partners (~7%), e da CGD (~5%). Vai ser uma noite longa...