13.6.05

Morreu Eugénio de Andrade

O poeta Eugénio de Andrade morreu hoje, no Porto, aos 82 anos, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte da Fundação Eugénio de Andrade.
O poeta morreu às 03h30, em sua casa, no Porto. Eugénio de Andrade, pseudónimo de José Fontinhas, nasceu a 19 de Janeiro de 1923 na Póvoa de Atalaia, Fundão, região da Beira Baixa, fixando-se em Lisboa em 1932 com a mãe.
In http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1225627&idCanal=37

Comentário: José Fontinhas, conhecido pelo seu pseudónimo Eugénio de Andrade, um dos poetas mais “internacionais” portugueses (a sua obra é a segunda mais traduzida, logo a seguir a Pessoa), deixou-nos também hoje, aos 82 anos. A melhor despedida será a dada pelo próprio:
Adeus

Como se houvesse uma tempestade
escurecendo os teus cabelos,
ou, se preferes, minha boca nos teus olhos
carregada de flor e dos teus dedos;

como se houvesse uma criança cega
aos tropeções dentro de ti,
eu falei em neve - e tu calavas
a voz onde contigo me perdi.

Como se a noite se viesse e te levasse,
eu era só fome o que sentia;
Digo-te adeus, como se não voltasse
ao país onde teu corpo principia.

Como se houvesse nuvens sobre nuvens
e sobre as nuvens mar perfeito,
ou, se preferes, a tua boca clara

singrando largamente no meu peito."